Livy utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Nenhuma Categoria

Dicas de alimentação para os pequenos no verão

15 de janeiro de 2020

Banner Dicas de alimentação para os pequenos no verão

Todos já sabem que uma boa alimentação desde a infância é importante, né. E no verão dar um pouco de atenção extra à alguns pontos pode auxiliar a manter a saúde dos pequenos em dia.
Afinal, a estação traz alguns fatores como o sol superforte, muito calor, umidade, climatizadores, praia, piscina e rios, bem como os petiscos e bebidas que geralmente são muito consumidos à beira-mar.
Todas essas questões podem proporcionar momentos bem legais, mas também pedem cuidados com a saúde e principalmente no que se refere a alimentação, pois é ela a base para que o corpo possa funcionar bem e dar conta de todas essas demandas.


Besteirinhas de férias - atenção aos exageros

A primeira dica é ficar de olho nas quantidades. Como costuma ser um período de férias para muitas pessoas, principalmente às crianças, é comum que nos familiares e amigos se reúnam e façam algum lanchinho diferente e acabem consumindo comidas não muito saudáveis. 

Tudo bem, isso também faz parte. Mas cuidado. Não é necessário exagerar deixando as crianças consumirem quantidades elevadas ou então pedir pizza toda a semana e comer sorvete todos os dias. Limites são necessários e ajudam a evitar um desconforto da criança posteriormente.

Além disso, por passarem mais tempo em casa, as pessoas ociosas acabam comendo mais e costumes como comer assistindo TV ou com outras formas de distração, acabam contribuindo para isso e são coisas bem costumeiras para as crianças, mas tente aos poucos ir promovendo mudanças. Mesmo que não sejam alimentos prejudiciais, essa não é uma boa prática e pode se tornar hábito e ser um passo para a compulsão. Fique atento para que os pequenos comam somente a quantidade necessária. Comer não é passatempo!

Veja abaixo um vídeo da pediatra Flavia Oliveira, da Sociedade Brasileira de Pediatria, falando sobre a obesidade infantil, em entrevista ao Dr. Drázio Varella.


Mate a sede, sempre!

Não custa relembrar a importância de se hidratar bastante, no calor, né? Afinal, isso ajuda a regular a temperatura do corpo, na desintoxicação, absorção e transporte de nutrientes, emagrecimento etc. No site do Dr Dráuzio Varella, a nutricionista Camila Leonel, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que:

“O corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. É essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo”.

Procure garantir que aproximadamente 1,3 L de água sejam bebidos pelas crianças, por dia. Para ajudar e incentivar a manter o corpo hidratado, você pode fazer suquinhos naturais e vitaminas, evitando oferecer bebidas muito açucaradas. Escolher alimentos com bastante água, como algumas folhas, legumes e frutas, ou até mesmo a gelatina, que a criançada adora, pode ajudar. Já as frituras e carboidratos industrializados como bolachas recheadas, bolos e outros alimentos ricos em sódio podem prejudicar a hidratação.


Cuidado com o que você come por aí

A gente sabe que fica muito mais prático e legal ir comer fora, ou comprar aquele lanchinho a beira mar, mas tenha muita atenção, porque segundo o Ministério da Saúde, os índices de gastroenterite alimentar no verão são elevados, assim como a intoxicação alimentar, ocasionadas por uma soma de fatores trazidas pela estação, conservação inadequada de alimentos e a má qualidade da água consumida.

Por isso, verifique bem se o local ou vendedor escolhido possuem o cuidado adequado para o manejo dos alimentos e se estiver na praia, prefira na maioria das vezes levar sua comida, mas atenção para a limpeza e temperatura do local de armazenagem, mantenha tudo bem limpinho e refrigerado.


Comidinhas do bem para a estação

Sorvetes, frituras e outras besteirinhas... Como já falamos, as junk foods podem ser uma tentação nessa época. Para auxiliar, prefira fazer o máximo possível em casa e opte por alimentos mais naturais.

Para as sobremesas, por exemplo, você pode apostar em smoothies, saladas de frutas, geleias e outros. Ah, claro! Não esqueça de oferecer as frutas in natura, afinal, elas já são deliciosas do jeitinho que nasceram. Melancia, melão, morango, abacaxi e outras opções mais suculentas são ótimas para refrescar.

Salgados como a pipoca, podem ser uma opção mais saudável de snack, para substituir os chips, por exemplo. E se você for fazer batata frita, que tal trocar a frigideira pelo forno ou a airfryer? Continua uma delícia e é menos prejudicial.

Você pode aproveitar um momento divertido com as crianças, montando juntos a própria refeição, com pratos coloridos e divertidos, ensinando desde a infância, a se alimentar com consciência.

Existem inúmeras opções deliciosas e saudáveis.

A gente aposta que a criançada vai amar! Aproveite o verão! 

Você Também Deve Gostar