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Publicado em Dicas para lojistas

6 etapas para uma campanha de vendas de sucesso

04 de novembro de 2021

Banner 6 etapas para uma campanha de vendas de sucesso

Aproveitar as festividades e estações de compra que se intensificam com a Black Friday, em novembro, é extremamente importante. Mas você não precisa esperar até o último momento para começar a criar as suas oportunidades.


Nesse pequeno artigo, vamos mencionar algumas etapas que podem ser exploradas pela sua loja e time de vendas a fim de aquecer as vendas. Mas não apenas isso, como a de incentivar e motivar o seu time a bater as metas e fechar o ano no azul.


>> Veja mais:  5 dicas para você vender mais na Black Friday 2021


Inclusive, compartilhe esse artigo com a gestão e a equipe de vendas, pois é de extrema importância que as ações comerciais adotadas para as vendas internas estejam na pontinha do lápis para cada um desses setores. Vamos lá?


Conversas nunca são demais
Parece simples, mas é algo que muitas empresas esquecem de fazer. Antes de mais nada e de criar as suas estratégias internas, especialmente as que envolvem a de incentivo de vendas, é necessário alinhar com todos da equipe. 


Metas e estratégias devem ser plausíveis e executáveis para todos os setores e departamentos. Por exemplo, para as premiações internas, é necessário que o estipulado seja algo viável para o financeiro da empresa. Com o Marketing, a estratégia tem de ser linear e que possa ser espelhada em várias frentes.


Pense em estratégias multiníveis
Você pode até não saber por onde começar, mas tem que pensar em multiníveis e em um marketing 360.  Com esse pensamento inicial, pense em criar campanhas com o foco em:
- Venda de determinados tipos de produtos ou coleções
- Vendas unitárias
- Venda de itens casados
- Vendas do mix total de produtos

Claro, essas não são todas as estratégias possíveis, mas certamente serão os caminhos básicos para levar a sua campanha a alcançar resultados positivos e de maior assertividade.


De dentro para fora
Sim, é extremamente importante conhecer quem você quer impactar com essas campanhas. Melhor ainda é entender a situação e momento da empresa para criar essas campanhas.


Com o público, levante com a sua equipe os canais em que essas campanhas poderão ter mais aceitação e gerar melhor interesse. Atente-se, inclusive, nos períodos e datas específicas em que as buscas são maiores.


O simples é sempre mais eficaz
Nada de complicações. Lembra daquelas promoções em que você tinha de juntar três tampinhas, ou cinco rótulos, e enviar para uma caixa postal para que aí sim fosse realizado um sorteio.


Não, nada disso. Pense simples, pois uma mecânica de promoção muito complexa pode frustrar e gerar desistência ou pouca adesão.


Seja objetivo em relação ao que você quer oferecer, tanto no planejamento como na execução dela. Isso também vai ser essencial para a motivação do seu time de vendas e na hora deles atingirem as  metas.


Confiança é a base de tudo
Já que falamos de mecânicas de promoção, também é muito importante a clareza das regras. Quanto mais claras e objetivas, melhor o entendimento de todos, tanto dentro da sua loja como a de quem irá participar no momento das compras.


Elabore uma documentação com todas as diretrizes. Divulgue isso para todos os  vendedores para que não haja a menor possibilidade de ruídos de comunicação.


Lembre-se também de espelhar isso para seus clientes. Indique na sua loja as regras e também nas redes sociais, pois elas são uma fonte de informação para quem está interessado no seu produto.


Conheça o seu time
Na hora de criar uma campanha para o incentivo de vendas é de extrema importância conhecer quem vai participar dela. E não nos referimos apenas aos clientes e interessados pela sua marca.


Quando forem estipuladas as premiações, procure saber quais os gostos e expectativas da sua equipe, pois serão eles os protagonistas e vendas e para que suas campanhas deem certo. 


Converse com os próprios colaboradores. Será que eles gostam de praia, do campo, se pretendem fazer um curso ou especialização? São casados? E se o vendedor tiver filhos?


Crie premiações que estejam alinhadas aos interesses do seu time. Se a sua equipe estiver animada e motivada o suficiente, o sucesso de vendas é quase que garantido.


Com isso, o que mais desejamos para você é: boas vendas! :)

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