Livy utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Dicas para lojistas, Dicas de Vendas

Como fazer lives no Instagram para vender mais

21 de julho de 2021

Banner Como fazer lives no Instagram para vender mais

A realização de lives de vendas vem sendo uma estratégia utilizada pelos lojistas para atrair mais clientes e vender mais para os seus seguidores. Confira o que é necessário para fazer uma live de sucesso e aumentar suas vendas pelo Instagram!

 

Como iniciar a live? 

Você precisa de um smartphone e uma conexão estável com a internet. No aplicativo do Instagram, acesse a tela de gravação de stories e encontre, na barra inferior, a opção “Ao vivo” ou “Live”. Clique no botão central para iniciar a live e pronto, você já está ao vivo! 

 

Dicas para ter sucesso nas transmissões:

 

1 - Divulgue amplamente a live 

Anuncie a data, o horário e o tema da live através de todos os canais de comunicação da marca. Certifique-se de que o máximo de pessoas saiba dessas informações e envie lembretes em alguns períodos anteriores à transmissão, por exemplo em 1 dia, em 12 horas e em 30 minutos antes. Mas cuidado para não ser insistente e perturbar seus clientes, ok? 

 

2 - Faça um roteiro do que será mostrado e falado 

Não precisa ser nada artificial com cada palavra planejada, mas tenha um guia em mãos para lembrar do que deve ser abordado durante a transmissão. Listar a ordem de peças que serão ofertadas, por exemplo, facilita a logística interna do movimento de produtos. Além disso, é legal ter mais pessoas da equipe presentes para ajudar na live, garantindo um fluxo de vendas organizado.

 

3 - Responda as principais dúvidas dos seus clientes 

A live é um dos meios mais pessoais de se comunicar com seus consumidores pela internet. Ela ajuda a dar uma cara para a marca, afinal seus clientes te vêem ao vivo e a cores pela tela. Por isso, aproveite para humanizar sua loja e falar com os espectadores de forma direta. Responda as dúvidas mais recorrentes e leia as novas perguntas que serão enviadas por eles, garantindo que se sintam ouvidos durante toda a live. Deixar alguém da equipe responsável por ler as mensagens enviadas pelos clientes pode ser de grande ajuda para o andamento da transmissão. 

 

4 - Organize o cenário

Uma imagem fala mais que mil palavras certo? Por isso, atente-se à mensagem que está sendo transmitida pela live sobre a sua loja. Um cenário bagunçado, com roupas jogadas ou em uma simples parede branca de fundo passam a sensação de desleixo para quem assiste. Por outro lado, um fundo cheio de estampas, plantas e objetos de decoração tira a atenção do que realmente importa: as roupas. Assim, opte por um ponto com boa iluminação e sem ruídos sonoros. A decoração vai de acordo com o assunto e os gostos da audiência, de forma equilibrada. 

 

5 - Garanta a qualidade da transmissão

Sempre teste a imagem e o som do seu dispositivo antes de iniciar a live. Nada atrapalha mais o sucesso de uma transmissão do que falhas no vídeo e no áudio. Os espectadores acabam saindo e a imagem da sua loja pode ficar prejudicada. Dessa forma, escolha o lugar da live baseado também na sua conexão com a internet, para evitar maiores transtornos. 

 

6 - Realize sorteios e premiações 

É importante dar motivos para que os clientes não abandonem a live pela metade, por falta de interesse ou por já terem visto as peças que queriam. Para isso, você pode realizar sorteios e premiações ao final da transmissão, comunicando desde o começo que ela vai acontecer, para que os espectadores acompanhem até o final e fiquem mais engajados a interagir.

 

7 -  Tenha modelos para mostrar as peças 

É difícil comprar peças de roupa que você não tem noção de como vestem no corpo. Para facilitar a exposição dos produtos, é interessante ter modelos durante a live vestindo as peças que estão sendo vendidas e mostrando a vestibilidade do look no corpo. Essa forma de apresentação das peças tende a aumentar a confiança do cliente em comprá-la, sabendo que a chance de vestir é bem maior.  

 

Gostou das dicas? Acompanhe a @livy.oficial no Instagram e no Facebook e fique ligado nas próximas postagens do blog com mais informações úteis para você, lojista!

Você Também Deve Gostar