Livy utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Dicas para lojistas, Dicas de Gestão

Como motivar sua equipe para aumentar as vendas

26 de agosto de 2021

Banner Como motivar sua equipe para aumentar as vendas

A formação de uma equipe treinada e motivada influencia diretamente nos resultados da sua loja. Para saber de que forma incentivar os funcionários a desempenharem seus papéis da melhor forma, confira as dicas do Grupo Livy!
 

Organize reuniões informais

Esses momentos de informalidade são ótimas oportunidades para reforçar o espírito de equipe. Comemorações como o aniversário da loja, reuniões de fim de ano ou a celebração de resultados importantes da loja aproximam o time e ajudam a aumentar a motivação entre os funcionários para atingir os objetivos da empresa como grupo. 
 

Invista em treinamentos

Bons vendedores devem estar sempre atualizados das tendências de mercado, do perfil e das necessidades de seu público. Por isso, investir em treinamentos é essencial para apontar os melhores caminhos para atingir as metas e objetivos pretendidos pelo seu negócio. Seu time deve estar preparado para lidar com as mais diversas situações do processo de vendas para oferecer o melhor atendimento possível. Além disso, a partir do momento em que a empresa oferece treinamentos e especializações, os funcionários se sentem valorizados e motivados para realizar um bom trabalho. 

No ramo de moda infantil, sua loja pode realizar parcerias com consultoras de estilo, produtores de moda que podem dar dicas essenciais da área para que sua equipe crie mais argumentos de vendas.

 

Valorize o feedback

O diálogo é um dos pilares das mais diversas relações interpessoais, inclusive a profissional. Por isso, é importante preservar os momentos de comunicação entre gestão e equipe, promovendo críticas construtivas para que o funcionário receba um retorno sobre o seu desempenho. Quando realizados de maneira aberta e amigável, esses momentos fortalecem as relações entre equipe e empresa. 

 

Integre a equipe

É importante que cada membro da equipe entenda a sua importância individual para o andamento dos processos coletivos. Para isso, o time deve ser integrado e baseado em boas relações interpessoais para construir uma confiança mútua entre a equipe e um sentimento de satisfação em trabalhar em grupo.

 

Crie um ambiente de trabalho agradável

Desde a infraestrutura adequada até a rotina diária, o ambiente de trabalho influencia muito no bem-estar dos funcionários e, consequentemente, na sua motivação em vender. Por isso, é importante garantir que a equipe se sinta bem dentro da loja, de preferência com espaços de descanso e descontração, para que o trabalho passe a ser encarado como algo prazeroso, e não como algo desgastante.

 

Estabeleça metas inteligentes 

A definição correta de metas determina se a equipe irá finalizar o ciclo orgulhoso de seu trabalho ou decepcionado pelo que não foi atingido. Para isso, existe um padrão de determinação de metas que pode auxiliar na motivação do time, as metas S.M.A.R.T, criadas pelo executivo George Doran em 1991. As metas corretas a serem estabelecidas precisam ser: 

S → Específicas 

M → Mensuráveis

A → Atingíveis

R → Relevantes 

T → Com tempo definido

Dessa forma, não determine objetivos genéricos para a sua loja. Estabeleça as metas de acordo com a sua realidade, pensando estrategicamente na maneira com que ela motivará sua equipe.

 

Para saber mais dicas de organização, motivação e planejamento para a sua loja, confira também a live realizada no Instagram da Livy com a especialista de varejo em moda infantil Mayara Silva acessando esse link: https://www.instagram.com/tv/CLp5orFHCIH/

 

Gostou das dicas? Acompanhe a @livy.oficial no Instagram e no Facebook e fique ligado nas próximas postagens do blog com mais informações úteis para você, lojista!

Você Também Deve Gostar