Livy utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Dicas para lojistas

Dicionário Fashion: 6 termos que você precisa saber!

06 de abril de 2023

Banner Dicionário Fashion: 6 termos que você precisa saber!

 

Compreender alguns termos do universo da moda é importante para quem trabalha no setor. Conhecer os termos específicos pode ajudar a entender melhor as características de determinadas peças de roupas, tecidos e estilos, além de ser útil na hora de buscar por roupas e acessórios específicos.

Além disso, compreender os termos do universo da moda pode ajudar a comunicar-se melhor com os clientes, entender suas necessidades e ajudá-los a escolher as peças de roupa e acessórios mais adequados para cada ocasião e estilo pessoal.

Acompanhe alguns termos importantes para você compreender o universo da moda.

 

Dress code 

É um conjunto de regras e orientações que definem a maneira adequada de se vestir em determinados ambientes ou ocasiões. Essas regras são estabelecidas de acordo com a cultura e os valores da empresa, organização ou evento em questão.

O dress code pode variar bastante, desde trajes formais para eventos de gala até roupas mais informais para ambientes descontraídos.

Algumas empresas adotam um dress code específico para seus funcionários, estabelecendo padrões de vestimenta que reflitam a imagem e os valores da empresa. Já em eventos sociais, o dress code pode ser indicado no convite, para que os convidados saibam como se vestir adequadamente.

 

Hype 

É um termo usado no universo da moda para se referir a uma tendência que está em alta e que desperta grande interesse entre o público. Essa tendência pode ser uma peça de roupa, um estilo de maquiagem, um corte de cabelo, um acessório, entre outros.

O termo hype é bastante utilizado nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde influenciadores digitais e marcas de moda utilizam a hashtag #hype para promover suas tendências e produtos.

 

Minimalista e maximalista

São termos usados para descrever dois estilos de moda bem distintos.

O minimalismo é caracterizado por um estilo mais simples, clean e discreto, com poucos detalhes e cores neutras, como branco, preto e cinza. A ideia é manter o look limpo e elegante, com um visual mais minimalista, sem excessos ou exageros. As peças de roupa costumam ter cortes retos e minimalistas, sem muitos detalhes, e os acessórios são simples e discretos.

Já o maximalismo é o estilo oposto, caracterizado pelo uso de muitas cores, estampas, texturas e detalhes, com um visual mais ousado e exagerado. As peças de roupa costumam ter cortes mais elaborados e detalhados, e os acessórios são grandes e chamativos.

Ambos os estilos têm seus adeptos e cada um pode ser usado em diferentes ocasiões.


Must have 

É um termo usado na moda para se referir às peças de roupa e acessórios considerados essenciais e indispensáveis para compor um guarda-roupa completo e versátil. São aquelas peças que podem ser combinadas com diversas outras, independentemente da tendência ou da estação do ano, e que nunca saem de moda.

Investir em peças must have é uma ótima estratégia para quem busca montar um guarda-roupa mais versátil e duradouro, já que essas peças são atemporais e podem ser usadas em diversas ocasiões. Além disso, essas peças costumam ser mais duráveis e de melhor qualidade, o que justifica um investimento um pouco mais elevado.

 

Jeanswear

É um termo usado para descrever o universo da moda relacionado ao uso de jeans, um tecido que se tornou um dos materiais mais populares na confecção de roupas em todo o mundo. O jeans é um tecido bastante versátil e pode ser utilizado na fabricação de diversas peças, como calças, jaquetas, shorts, saias, vestidos, entre outras.

O termo jeanswear é usado para descrever não apenas as peças de roupa feitas de jeans, mas também o estilo de moda associado a essas peças. Além das peças básicas, como a calça jeans, o jeanswear inclui também diversas outras peças e acessórios, como jaquetas, camisas, saias, shorts, vestidos, macacões, bolsas, tênis e botas. O estilo jeanswear é bastante popular em todo o mundo e está sempre presente nas coleções das grandes marcas de moda.

 

Moodboard

É uma técnica utilizada na moda (e em outras áreas criativas, como design e publicidade) para criar uma representação visual do estilo, conceito ou ideia que se deseja transmitir em um projeto ou coleção.

Trata-se de um painel de inspiração, que reúne imagens, cores, texturas, tecidos e outros elementos que ajudam a transmitir a ideia ou atmosfera desejada para um determinado projeto.

Os moodboards podem ser criados tanto de forma digital quanto manual, utilizando-se de colagens, recortes de revistas, amostras de tecidos, entre outros materiais que representam o estilo ou conceito desejado. Eles são importantes para ajudar a visualizar a combinação de cores e texturas, a harmonia entre as peças, e para orientar todo o processo criativo de uma coleção ou projeto.

 

 

Conhecer os termos da moda é importante para se comunicar de forma eficaz com seus clientes e fornecer um melhor atendimento. Aproveite para ampliar seus conhecimentos e boas vendas!
 

Você Também Deve Gostar