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Publicado em Dicas para lojistas, Dicas de Vendas

Saiba como fazer seu cliente comprar mais!

02 de junho de 2021

Banner Saiba como fazer seu cliente comprar mais!

Todos os dias novas estratégias de marketing são criadas buscando acompanhar as mudanças do mercado e as necessidades dos consumidores. Uma das estratégias que mais vem crescendo e que está presente em muitas das maiores redes de varejo do mundo é a do marketing sensorial. Atrelada ao neuromarketing, essa série de ações explora os 5 sentidos humanos (visão, audição, tato, paladar e olfato) para gerar desejo dos clientes e instigar a compra, e vem se mostrando de muito valor para as marcas que decidem explorá-la.

Quer saber como utilizar essas técnicas de marketing para vender mais e atrair mais clientes? Então confira as estratégias que o Grupo Livy preparou para você aplicar no seu estabelecimento!

 

Visão

Os olhos são a janela da alma, portanto, o primeiro fator que atinge os consumidores geralmente é o impacto visual. Para se destacar em meio às outras, é interessante adotar algumas estratégias que façam sua loja não passar despercebida pelos clientes. Montar uma vitrine bem decorada e que represente a identidade do seu estabelecimento, por exemplo, chama muito a atenção de quem passa por ele, e instiga a entrar para ver as peças. Organizar um mix correto de produtos e posicioná-los corretamente nas gôndolas também influencia diretamente na experiência do consumidor em seu comércio. Outro fator que pode direcionar o destino do cliente na loja é a iluminação, que pode imprimir mais ou menos importância para um setor da loja, dependendo do posicionamento. 

Audição

A música age sobre o cliente a ponto de fazê-lo se sentir acolhido ou excluído de determinado ambiente. Por isso, saber usar desse artifício para estabelecer um som ambiente que faça seu consumidor sentir vontade de entrar em sua loja e comprar, pode trazer ótimos resultados nas vendas. Mas atente-se a dois pontos: (1) ninguém se sente satisfeito em um ambiente simplesmente barulhento, saiba selecionar músicas de qualidade e (2) o seu consumidor precisa se identificar com a música, pois provavelmente será difícil atrair um público infantil com músicas destinadas ao público adulto, por exemplo.

Tato

A sensação produzida ao sentir a textura de um objeto traz credibilidade à qualidade do mesmo. Portanto, é interessante deixar que seu cliente manuseie seus produtos, fazendo-os sentir o toque do tecido, o peso do material, a sensação na pele… tudo isso influencia na percepção geral do consumidor sobre os seus produtos e estimula a compra. Além disso, outro fator que pode ter influência na experiência de compra dos clientes é o conforto. Assentos aconchegantes, provadores espaçosos, temperatura ambiente agradável, tudo deve ser pensado para que o cliente se sinta o mais confortável possível em seu comércio. 

Paladar

Apesar de parecer o sentido mais difícil de se estimular não sendo do ramo alimentício, existem algumas pequenas ações que podem ajudar a manter o cliente na sua loja por mais tempo. Por exemplo, servir um cafézinho com bolachas ajuda a manter o consumidor entretido com seus produtos. Além disso, ele pode se sentir acolhido pelo tratamento recebido. 

Olfato

Determinados aromas despertam lembranças e sensações particulares para seus consumidores. O principal é manter sua loja sempre limpa e cheirosa, porém, você pode ir além e apostar em dispensers de aromatizantes que reflitam a identidade da sua marca. Por exemplo, se você vende roupas de bebê, é interessante utilizar aromas que remetem a essa fase da infância, como as essências do talco e dos produtos usados em nenéns. Esse tipo de estímulo ajuda a ambientar os consumidores, trazendo uma identidade ao seu estabelecimento. 

Cada uma dessas estratégias ajuda a dar credibilidade ao seu negócio e estimula a compra e a permanência dos clientes na sua loja. Aposte nelas a fim de impressionar seus consumidores e garantir cada vez mais vendas. 

 

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