Livy utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Nenhuma Categoria

TOP 5 - OS melhores livros infantis

27 de novembro de 2019

Banner TOP 5 - OS melhores livros infantis

Praticamente todo mundo sabe o valor que os livros possuem ao contribuir com nossa vida. E com as crianças não é diferente, claro! 

O ato da leitura traz benefícios como o estímulo a criatividade, melhora da escrita, estímulo da imaginação e de atitudes éticas, entre outras questões. 

A pesquisadora Marisa Lajolo, que também é crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária, frisa a importância que o ato de ler possui para as crianças. 

Ela afirma que o ensino da leitura, escrita e interpretação de textos são as maiores funções da escola e as famílias possuem papel fundamental neste processo: 

“As leituras feitas em família são essenciais. É impossível formar uma criança leitora se os pais não leem ou se não há uma referência. Sempre digo e repito: Não leiam para seus filhos, mas leiam com seus filhos. Partilhar este momento traz desenvolvimento, memórias afetivas e se tornam marcantes para toda vida”

Marisa também reforça a importância da leitura para as questões sociais, onde a literatura pode ser um poderoso instrumento de estímulo à empatia e o respeito, o que é sempre importante, mas principalmente em tempos mais conturbados. (Leia a publicação completa: aqui)

Outra grande referência que vai de encontro com este pensamento, é a revista Crescer com uma publicação, em que se afirma a influência que os momentos difíceis possuem na criação de obras com a capacidade de contribuir positivamente no cenário. 

 

A revista fez uma seleção dos livros que mais foram citados e recomendados por 42 jurados, reunindo opções inspiradoras e escolhidas pelo poder mágico de iluminar o dia a dia ao abordar de maneira lúdica questões que envolvem as necessidades como o cuidado com o planeta, respeito ao outro, beleza e valorização das coisas simples. (Veja: aqui)

Pensando em tudo isso, selecionamos 5 títulos incríveis para você ler com o seu filho em um momento recheado de carinho, combinando bem com toda essa ideia de amor e respeito que vocês encontrarão nas histórias:

 

1 - Amoras

Texto de Emicida Ilustrações de Aldo Fabrini Companhia das Letrinhas | A partir de 5 anos

Representatividade é o tema central desta primeira sugestão, que vem para auxiliar na autoestima das pessoas negras e na promoção do orgulho racial. O nome Amoras é uma brincadeira conectando à fruta e a questão da cor: “As pretinhas são o melhor que há.”

O livro é o primeiro escrito pelo rapper Emicida, que artista se mostra bem ligado as causas de respeito às diferenças e expressa isso em sua arte, utilizando algumas canções de referência para o livro e como também é pai, o artista trás como inspiração, a relação que possui com suas filhas. 
 


(Foto: Na Corda Bamba)

 

2 - Nunca acontece nada na minha rua 

Texto e ilustrações de Ellen Raskin Editora Amelì | A partir de 2 anos

Sonhar com certeza é maravilhoso e nos leva a acontecimentos incríveis, mas muitas vezes acabamos criando expectativas que nos levam a frustração por não nos contentamos por não conseguir valorizar e enxergar beleza no que já faz parte de nossa vida, podendo até gerar atitudes egoístas. 

O protagonista desta história é um adolescente que deseja uma vida com os acontecimentos mais fantásticos que você pode imaginar e vive reclamando com sobre o “tédio” de sua vida, sem conseguir perceber e aproveitar nenhuma das coisas maravilhosas que estão acontecendo por perto.

Por isso, esse livro é uma ótima alternativa para ensinar às crianças a lidarem com a insatisfação e aprenderem a estar abertas a felicidade que podemos encontrar no dia a dia. 

(Foto: Veredas do Texto)

 

3 - O monstro das cores  

Texto e ilustrações de Anna Llenas Editora Aletria | A partir de 2 anos

Inteligência emocional é um dos assuntos que vem ganhando cada vez mais espaço e relevância, afinal, já estava na hora de começar a valorizar a importância de entender e gerenciar os sentimentos para ajudar a cuidar da saúde da nossa mente, né? 

E essa importância deve ser enfatizada as crianças, buscando uma aprendizagem desta habilidade que envolve autoconhecimento e responsabilidade, devendo ser trabalhada desde a infância.  

A história utiliza as cores como forma de chamar a atenção para o que se sente e buscar identificar e entender essas manifestações. Felicidade, tristeza, raiva... Que cor elas têm? E se misturar, o que acontece?  

O livro aponta a importância de organizar cada cor no seu potinho, para que não fiquem embaralhadas.


  
(Foto: Reprodução)

 

4 - Os diferentes

Texto e ilustrações de Paula Bossio Editora Pulo do Gato | A partir de 3 anos

Imagine acordar um dia e encontrar um mundo onde todas as pessoas têm as diferenças mais malucas e vivessem tranquilamente, sem nem reparar? 

É isso que acontece na história desse livro e se parar para pensar bem, acaba não sendo tão diferente assim da nossa realidade.

Afinal, somos cada um de um jeitinho de ser e viver, além de ter as mais variadas aparências, com diversos tamanhos, formas, cores... E assim, o respeito as diferenças com certeza é algo primordial!

A diversidade sempre está entre as sugestões para as crianças e sempre deve estar, não acha? Só precisamos pensar mais sobre a nossa forma de enxergar o mundo. 

 
(Foto: Livreirinha)

 

5 - A fabulosa máquina de amigos 

Texto e ilustrações de Nick Bland Brinque-Book | A partir de 3 anos.

Para fechar, não poderíamos esquecer a questão das tecnologias e sua influência na forma como nos relacionamos com as pessoas. 

Por isso, a simpática galinha Pipoca leva a criançada a conhecer sua vida na fazenda e como tudo mudou ao encontrar a incrível máquina de fazer amigos

Uma tela brilhante, que pode enviar e receber mensagens. Isso mesmo: o celular

E a galinha, que vivia elogiando todos a sua volta começou a passar os seus dias no aparelhinho. 

O desenrolar dessa história é bem legal para que as crianças entendam a importância das relações offline e aprendam sobre os limites no uso das tecnologias

Inclusive, já falamos aqui no blog sobre ser mãe na era tecnológica (clique aqui e confira)

 
(Foto: Reprodução)

 

Essa foi nossa seleção de livros infantis para aproveitar um momento especial de leitura com os pequenos e promover muita aprendizagem sobre valores importantes. Além de diversão, é claro!

E aí, por qual você vai começar?

Você Também Deve Gostar